Christina Fontenelle
14/07/2014
E a Copa acabou! Foi um sucesso em organização? Foi, como foram os Jogos Pan Americanos de 2007, a Jornada Mundial da Juventude no ano passado e como foram e serão todos os grandes eventos mundiais que tenhamos ou venhamos a hospedar. E assim, via de regra, acontece em todos os países. Demos um vexame em campo, mas um show em hospitalidade e organização? Sim. Mas alguém por aí conhece algum povo que tenha recebido mal milhares de visitantes estrangeiros durante a realização de grandes eventos mundiais? Acho muito pouco provável. Portanto, na minha opinião, cumprimos nosso papel de anfitriões muito bem. Mas, cá para nós, não fizemos nada de extraordinário. A bem da verdade, a turistada não conheceu o Brasil de verdade, como o fariam se viessem para cá em épocas de vida normal dos brasileiros. Em compensação, conheceram, sim, os brasileiros como seriam se vivessem num país um pouco mais seguro. Digo tudo isso para acabar de vez com esta estória de ficarem repetindo que temos o consolo de termos dado um show fora de campo. Não! Cumprimos nossa obrigação de anfitriões, com louvor, e VAMOS PAGAR AS CONTAS - que restam para nós e que são altíssimas. Mas, sobre isso muita gente já falou. O que quero dizer aqui é que quem deu um SHOW de verdade nesta Copa do Mundo foram os Alemães, e não foi por causa da conquista da taça, muito merecidamente por sinal. Foi o primeiro time do mundo que usou e abusou do marketing de relacionamento, com verdadeira proficiência, numa Copa. Só por isso já mereceriam um programa de TV inteiro de análise em horário nobre. O empreendimento foi perfeito! Desde a escolha de sede da seleção alemã, sua construção, as melhorias que fizeram na cidade, o entrosamento com a população local, até a utilização precisa das redes sociais. Tudo contribuiu, INCONTESTAVELMENTE, para conquistar o povo brasileiro que, DE FORMA ABISMANTE, para torcedor apaixonado por futebol que é, IGNOROU SOLENEMENTE, em sua maioria, a GOLEADA HISTÓRICA que o time alemão empreendeu sobre a seleção brasileira na semifinal, e torceu entusiasmadamente para Alemanha na final contra a Argentina. Teve festa, teve fogos, teve gritos - como se o Brasil estivesse jogando. É claro que o fato de o outro finalista ser o nosso arqui-inimigo futebolístico, a Argentina, contribuiu MUIIIIIIIIIITO para isso! Mesmo assim, dificilmente os brasileiros teriam escolhido outro time para eleger como dono de sua torcida numa final de Copa sem o Brasil em campo. Isso só aconteceu porque a seleção da Alemanha empreendeu um excelente trabalho para conquistar os brasileiros. Podem apostar: o marketing de relacionamento entra para valer para o pessoal que compõe as delegações das grandes seleções que disputam as Copas do Mundo e, associado a ele, o 'empreendedorismo de legado', termo que uso para definir o que os alemães fizeram por aqui, ao deixar muito mais do que sorrisos, camisas e fotos autografadas, apertos de mão e 'selfies' aos seus anfitriões. Um show de exemplos, de futebol e de trabalho! Parabéns Alemanha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário