terça-feira, 19 de agosto de 2008

Carregamento de Armas na TAM para a Venezuela: Não levou, mas levou

Tudo começou com uma nota expedida no dia 2 de março deste ano, pela agência de notícias britânica World Check que falava sobre o perigo de uma guerra civil na Venezuela, alertando sobre carregamentos inexplicáveis de armamentos que seriam levados do Brasil para aquele país, direto para o palácio presidencial Miraflores, sob as ordens, pagamento e encomenda do senhor presidente venezuelano Hugo Chavez, em quatro vôos secretos que seriam realizados pela TAM. A nota dizia ainda que um destes vôos programados já havia sido realizado e que carregara para a Venezuela 1,5 toneladas em armas. O Senador Arthur Virgílio soube da nota e levou o problema para o Congresso, pedindo explicações.
A TAM negou que tivesse levado carregamento de armas para a Venezuela. Jobim disse que houve sim carregamento, mas de balas de borracha e de outros equipamentos que são usados em segurança pública, mas, de armas, não. Depois, a TAM disse em nota, afinal, que houve sim um transporte de aproximadamente 1,33 toneladas de pistolas Taurus (vejam como as quantidades são similares)- mas, que foi tudo legal e registrado. Entretanto, não divulgou o nome do comprador.
Quem poderia importar esse peso todo em armamentos de uma vez só? O dono da padaria? As Forças Armadas já tão bem equipadas da Venezuela e/ou alguma outra força policial? Va lá... Se foi o caso, por que o cuidado de não revelar o nome do comprador? E as nossas Forças Armadas? Sabiam desta "pequena" exportação" - ao que parece, uma compra particular-privada de armas? Pelo visto não sabiam, pois o ministro da defesa, Nelson Jobim, como verão abaixo, disse que a Aeronáutica de absolutamente nada sabia. Jobim disse também não conhecer a agência britânica de notícias World Check. Ora, por que o ministro da defesa conheceria uma porcariazinha de agência de notícias que presta serviços apenas para a ONU e para o Departamento de Segurança dos EUA ? Se isso for realmente verdade, todos os serviços de informação e de inteligência que trabalham para manter o ministro da defesa bem informado deveriam ser desmantelados ONTEM! E que PARA ONTEM, TAMBÉM, ser reconstruídos com eficiência. O caro leitor acredita nessa ineficiência toda? Bem, eu não.
E devo recordar a todos que, recentemente, um avião venezuelano, que fora apedrejado ao pousar na Bolícia, teve de fazer um pouso forçado no Acre. Havia denúncia de que este avião carregava armas. A Aeronáutica iria fazer uma vistoria na aeronave, mas recebeu ordens em contrário - ordens contundentes. Quem fez a vistoria? A Polícia Federal que, nesse caso, particularmente, assumiu um papel que é da Aeronáutica, sabe-se lá porquê. A satisfação que o governo deu à sociedade brasileira DO PORQUÊ DESTA NOVIDADE? NENHUMA, NENHUMA, NENHUMA!!! E continua todo mundo fingindo que não está vendo nada...
Sabem quantas autorizações foram dadas pelos brasileiros para que aviões militares venezuelanos atravessassem o espaço aéreo brasileiro em direção à Bolívia e redondezas (aqueles outros países com governantes alinhados ao Foro de São Paulo)? 86 VEZES! VOU REPETIR: 86 VEZES, SÓ EM 2007!!! E, como já disse, continua todo mundo fingindo que estamos a viver a normalidade dos tempos modernos, de democracia vibrante, de economia pujante etc.
Vale citar, também, que nossos aviões de passageiros viajam para cá e para lá, sempre muito pesados... muito pesados... Era o caso, por exemplo, do avião da GOL que caiu em setembro de 2006 - um acidente cercado de perguntas não respondidas até hoje. São aviões cheios de cargas que não são somente as dos pertences dos passageiros e da tripulação. São caixas enormes que entram e que saem de nossas aeronaves que, teoricamente, deveriam estar levando passageiros, tripulantes e suas bagagens, somente, com eventuais exceções. Mas, isso não vem ao caso, agora. Viria, sim, mas, por enquanto, vamos deixando para lá...
Vejam, abaixo a nota da TAM e as declarações de Jobim. Em seguida, a nota traduzida da World Check e a original.

TAM nega transporte secreto de armas para a Venezuela

Em nota oficial, a TAM nega que tenha feito qualquer operação secreta para a Venezuela. Segundo a empresa, um avião seu carregou, sim, uma carga de revólveres Taurus, num processo legal de exportação. O texto não informa quem é o importador. Segue a nota:
Nota de Esclarecimento

São Paulo, 04 de março de 2008 – Sobre declaração feita hoje no Senado sobre suposto transporte secreto de armamento para a Venezuela, a TAM esclarece:

1. A companhia não realiza “vôos secretos” à Venezuela ou a qualquer outro destino. A TAM mantém vôo regular diário para Caracas, de passageiros e cargas, desde setembro de 2007;

2. A pedido do Ministério da Defesa, a companhia realizou, em caráter de urgência, uma pesquisa em seus registros dos últimos 15 dias, sem encontrar nenhuma exportação de armas, e repassou essa informação às autoridades. Em seguida, iniciou buscas nos dias anteriores, localizando uma exportação de uma carga de revólveres Taurus para um importador venezuelano, totalizando 1.329,4 kg.
3. A exportação, que seguiu todos os trâmites legais, contou com as autorizações oficiais devidas, e o transporte desse tipo de carga pela TAM é autorizado pelo Exército (Certificado de Registro nº 34704, de 11.10.2006, válido até 30.09.2008), que também emitiu a permissão ao exportador (Guia de Tráfego nº 000319/2008, de 15.01.2008).

4. O transporte regular de exportações da Taurus também é feito para países como os EUA e Argentina, sempre cumprindo todos os requisitos previstos em lei.

Armas
Jobim nega envio do Brasil à Venezuela pela TAM

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou a informação de que o Brasil teria enviado uma remessa de armas de fogo à Venezuela num vôo comercial. O desmentido foi feito em resposta ao pedido de explicações apresentado em Plenário, nesta terça-feira (4), pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que exibiu nota sobre a denúncia, divulgada na internet pela agência privada de inteligência World Check.
- "Houve, isso sim, autorizações do Ministério da Defesa para remessas, no ano de 2008, de materiais de borracha, balas de borracha, essas coisas que são de segurança pública. E houve também, no final do ano passado, um pedido de munições para pistolas, que foi autorizado pelo Ministério das Relações Exteriores. Mas não houve transporte de armas de fogo por parte da TAM" - esclareceu Jobim.
Segundo noticiou a World Check (ver nota traduzida e original mais abaixo), um avião da TAM com uma tonelada e meia em armamentos teria partido do Brasil com destino à Venezuela, cumprindo a primeira etapa de um carregamento de 31 toneladas e meia a ser completado em quatro vôos, sendo os três últimos de dez toneladas cada.
De acordo com Jobim, que se reuniu com os senadores e com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), em seu gabinete, "a notícia não tem nenhuma procedência".
- "O comando da Aeronáutica fez um levantamento urgente relativo à data de hoje em relação aos vôos para a Venezuela e não há absolutamente nada" - sustentou.
Jobim também disse desconhecer a agência World Check.
- "Não vim responder à World Check. Vim prestar informações ao senador Arthur Virgílio e ao Senado, entendendo a necessidade de que o ministro não aguardasse um convite formal, mas viesse imediatamente para resolver o problema" - declarou.

2 March 2008
If you remember the chaos that surrounded the Lebanese Civil War (1975-1990), you know that financial institutions simply cannot operate under conditions of street violence. The tenuous situation in Venezuela could soon reach that state, in light of disturbing new developments that have come to light. Read the details below, and decide for yourself whether a civil war is on the horizon in Caracas.
Here is what we know so far:
  • Four secret flights are scheduled into Venezuela, on TAM Brazilian Airlines, transporting 31.5 tonnes of firearms made in Brazil. The first flight has already arrived, carrying 1.5 tonnes of weapons; each additional flight is scheduled to bring in ten tonnes each.
  • Whilst the exact types of weapons are unknown, one can safely estimate that between 50,000 and 70,000 weapons will be contained in these shipments, which are not consigned for the Ministry of Defence, but are to be quietly delivered directly to the Miraflores Presidential Palace, on the orders of Venezuela's President Hugo Chavez Frias. Why all the secrecy?
  • In a country where the armed forces and the police are already well-equipped, these weapons can only have one intended use; to arm civilian supporters of the current regime, who will use it upon the opposition in an expected violent confrontation that could degenerate into a civil war.
A civil disturbance would result in the complete shutdown of the financial system in the capital. Watch for any preliminary signs of organised violence, closure of shoppes and businesses, and attacks upon civilians.

Banner

http://www.world-check.com/articles/2008/03/02/yet-another-high-risk-indicator-venezuela-surfaces/
Consultor de Crimes Financeiros para o World-Check
Mais sobre o autor (em Inglês): More about the Author

TRADUÇÃO
AINDA UM INDICADOR DE ALTO RISCO PARA O TERRITÓRIO VENEZUELANO
2 de março de 2008

Se você se lembra do caos que envolveu a Guerra Civil Libanesa (1975-1990), você sabe que instituições financeiras simplesmente não podem operar sob violência sem controle nas ruas (obs. feita por mim, especialmente para brasileiros: é que condições extremas de violência nas ruas às quais o autor se refere dizem respeito a uma guerra civil e não a uma situação de enorme violência urbana na qual vivemos - que ele não deve fazer a menor idéia do que seja). A incrível situação de tensão na Venezuela poderia, sim, alcançar o Estado, de acordo com o desenrolar dos distúrbios na América do Sul e com o que vier a ser descoberto a respeito do envolvimento de alguns países dessa região com a narco-guerrilha FARC. Leia os detalhes abaixo e conclua por si mesmo se há ou não uma guerra civil prestes a eclodir na Venezuela.

Segue o que já sabemos:

- Quatro vôos secretos estão programados, do Brasil para a Venezuela, pela TAM, levando 31,5 toneladas de armamentos fabricados no Brasil. O primeiro já chegou à Venezuela, e nele havia 1,5 toneladas de arma. Cada um dos outros vôos restantes está programado para levar 10 toneladas.

- Enquanto não se sabe exatamente de que tipo de armamentos estamos falando, com certeza pode-se fazer uma estimativa de que se trate de algo entre 50 e 70 mil armas nestes carregamentos - que não vão para o Ministério da Defesa Venezuelana, mas direto para o Palácio Presidencial Miraflores, sob às ordens do presidente da Venezuela Hugo Chavez. Por que todo essa operação secreta?

- Num país onde as Forças Armadas e as forças policiais já estão muito bem equipadas, todo esse armamento extra só pode ter uma finalidade - armar os civis que dão apoio ao atual governo para que ajudem num suposto confronto violento com as forças armadas legais do país, se estas se dispuserem a lutar contra o atual governo. Isso tem nome: guerra civil.

Nenhum comentário: