terça-feira, 19 de agosto de 2008

SÓ AQUI NO BRASIL: ESTUDANTES E UM FANTASMA

Por Rebecca Santoro

14 de agosto de 2008

Resumo:


Só mais um detalhe que achei curioso: o nome do site é Brasil Escola, não é? Então, por que o mapa que aparece no logotipo é o da América Latina? Pois é: um Brasil que é America Latina num site cujo responsável se apresenta como uma 'entidade' por trás da qual não há nomes, nem telefones, nem endereços...


Nossos estudantes estão muito mal servidos. Isso, infelizmente não é novidade. Mal servidos em praticamente tudo: escolas, professores, material didático, conteúdo e, principalmente, em acesso à informação de qualidade. Desculpem, usei ‘informação de qualidade’ quando deveria ter usado a palavra ‘verdade’. É que a gente acaba evitando usar determinadas palavras por causa da patrulha do relativismo – aquela turma dos ‘filósofos de plantão’ que, conscientemente ou não, trabalha para desconstruir os fatos e a realidade, e que vem logo com um daqueles questionamentos clássicos como, nesse caso, ‘o que é verdade?’.

Eu sei que não é fácil isolar um determinado fato ocorrido, para descrevê-lo apenas em sua seqüência cronológica – aconteceu assim, ponto. Depois disso, é claro, podem vir as interpretações particulares de cada um em relação ao mesmo. Esse tipo de exercício de lógica – isolar a seqüência cronológica - vem sendo sistematicamente abolido na educação escolar/acadêmica, com a justificativa de que o importante é conhecer e interpretar os fatos e não se prender em ‘decorebas’ de datas, nomes, locais e tudo quanto possa ser ‘exato’. Acontece que isso acaba por permitir, que se ‘ideologise’ a interpretação dos fatos, além de ‘tirar’ do aluno a capacidade de confirmar, ou não, se determinada interpretação lhe pareceria a mais correta, uma vez que não lhe são dados nem TODOS os fatos, nem COMO e QUANDO eles foram acontecendo.


Um ótimo exemplo deste tipo de deformação no ensino e na aprendizagem dos fatos pode ser visto no que se sabe e no que se divulga, hoje, sobre a Revolução de 1964 e sobre os governos militares. Mente-se, à vontade, sobre este episódio da História do país, simplesmente, porque o que se sabe dele é o que a esquerda hegemônica quer que se saiba e, pior, COMO ela quer que seja visto e/ou interpretado. Não se fala em fatos, não se fala em datas, não se fala na seqüência dos fatos. O que a maioria das pessoas sabe da Revolução de 1964 (na verdade um Contra Golpe), não é o fato histórico, mas uma grande interpretação do mesmo. A versão suplantou o fato.


Enfim, o objetivo deste artigo não é ‘filosofar’ a respeito de ‘lavagem cerebral’ e sim continuar denunciando – pois já tem sido iniciativa de muitos - a irresponsabilidade, a aleatoriedade e a falta de compromisso com a verdade com que inúmeros instrumentos de ‘instrução’, como livros e sites, supostamente construídos para ensinar e/ou enriquecer o aprendizado de estudantes de todo o país, vêm fazendo justamente o contrário: emburrecendo-os, castrando-lhes o direito à luz e ‘enquadrando-os’ dentro dos padrões do ‘idiota útil’. Um assassinato virtual, digamos assim, de cérebros, que sabe-se lá o quê (de bom ou de ruim – é um risco que se corre) poderiam vir a oferecer à sociedade, caso tivessem tido o direito de crescer e de conhecer a verdade.


Pesquisando mais ou menos sobre essa questão, eis que me deparei com um site chamado BRASIL ESCOLA, que se autodefine como um dos maiores portais educacionais brasileiros e o maior com conteúdo totalmente de graça – “são mais de 2 mil trabalhos escolares, focados no Ensino Fundamental e Médio”. Na página que descreve as características do site, para efeito de publicidade, está escrito que são “4 milhões de visitantes únicos mensais e mais de 8 (oito) milhões de pageviews por mês”.


Ora, são números impressionantes. Fui checar para ver o que é que 4 milhões de nossos estudantes estão consultando e ‘aprendendo’. Cliquei em Filosofia, que agora se tornou matéria obrigatória no ensino médio. Cadê os filósofos? Nada. Então cliquei em Ideologia. Vejam o que eu encontrei, agora clicando vocês na figura ao lado...


Impressionante, não?! Reparam que a definição de Ideologia passou a ser a própria teoria a respeito de ideologia desenvolvida por Karl Marx? Chamou-me atenção esse fato, porque havia comentado em meu último artigo exatamente sobre essa confusão.


Fui para Biografias, então, para ver o que encontrava. Tem para todos os gostos. Mas, vejam só, o único presidente da república que consta da galeria é Luis Inácio Lula da Silva, cuja biografia publicada (clique na figura ao lado) é uma ode ao ‘presidente do povo’. Uma enorme e conhecida mentira veiculada por um site que se diz “um dos maiores portais educacionais brasileiros”. Quanto aos outros presidentes, alguns deles aparecem, sim, no site, mas em História, com seus nomes precedidos por “Governo de” e sem direito a biografias tão detalhadas – muito menos em tom de apologia.


Diante disso, fui visitar a página sobre 1964 e Governos Militares. Não vou falar nada – leiam vocês mesmos (com um lenço na mão, para enxugar as lágrimas – que podem vir a ser de tanto rir também)...


Leram? Já conseguiram se recompor? Então, vou continuar.


A partir daquele momento pós-leitura-traumática, resolvi pesquisar sobre quem era o (ou os) responsável pelo site, tentando, obviamente, recorrer a um daqueles famosos links como QUEM SOMOS, PERFIL etc. Nada... Reparei que os artigos estavam assinados, mas não traziam e-mails dos autores. Fui para o Google... Nada de encontrar nomes... Achei uma página no Orkut... Entrei. Nada de nomes... Quem fala é sempre ‘O Brasil Escola’. Voltei ao site e procurei links como NOSSA POLÍTICA, NOSSO OBJETIVO, O QUE FAZEMOS e coisas afins... E nada... Resolvi recorrer ao FALE CONOSCO. Aparece o formulário, mas nada de nomes, telefones ou endereços. Mesmo assim, enviei mensagem tentando saber sobre os responsáveis. Vocês receberam resposta? Eu também não. De modo que temos um site ‘de ninguém’, acessado por 4 milhões de estudantes brasileiros para aprender isso aí acima, do que os senhores puderam ver uma parte. Que tal?


Não é por nada não, mas esse pessoal que está nos bancos escolares, hoje, é o mesmo que, mais cedo ou mais tarde, vai estar à frente do comércio, da política, da seguança... e dos governos. Nós estaremos lá, bem mais velhos e, muito provavelmente, indefesos e à mercê desses a que, hoje, se permite 'educar' dessa maneira e com esse conteúdo. Já pensaram nisso?!


Só mais um detalhe que achei curioso: o nome do site é Brasil Escola, não é? Então, por que o mapa que aparece no logotipo é o da América Latina? Pois é: um Brasil que é America Latina num site cujo responsável se apresenta como uma 'entidade' por trás da qual não há nomes, nem telefones, nem endereços...

Nenhum comentário: