terça-feira, 19 de agosto de 2008

BARRADOS NA ESPANHA: PERGUNTINHA BÁSICA...

Rebecca Santoro

9 de março de 2008

Vamos lá minha gente, vamos insistir nessa nossa péssima mania de pensar e de questionar o que é veiculado uniformemente pela mídia em geral como se fosse a verdade absoluta sobre os fatos.

Vamos brincar de pensar nesse caso dos brasileiros devolvidos da Espanha ao Brasil, depois de desembarcarem naquele país, segundo as autoridades espanholas, sem estarem cumprindo com todas as exigências européias, e não somente espanholas, para que se permita a entrada de estrangeiros nos países daquele continente.

Vamos pegar o caso específico – e que por aqui teve mais impacto na repercussão – dos dois estudantes de mestrado do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), que estavam em trânsito para Lisboa (Portugal), onde participariam do 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política. Patrícia Rangel e Pedro Luiz Lima levavam, segundo a polícia, apenas 250 euros cada um - quando o que se exige são 70 euros para cada dia de permanência. Além disso, Patrícia e Pedro não puderam comprovar que iam de fato a um congresso.

Como bem se viu na imprensa, assim como aconteceu, agora, com estes mestrandos, aconteceu também, em fevereiro, com a física Patrícia Camargo Magalhães (23 anos), que pretendia participar de um congresso científico em Lisboa e que foi igualmente mandada de volta ao Brasil, depois de ter ficado cerca de 50 horas presa no aeroporto de Madri, de onde pegaria um avião para Portugal.

Bem, senhoras e senhores, há algo mais em comum entre os mestrandos e a física, além de terem sido enviados de volta ao Brasil depois de pousarem na Europa para participar de congressos em Lisboa. Algo tão óbvio que não se sabe como não tenha sido nem ao menos perguntado aos entrevistados, por nenhum dos tantos competentes repórteres. A perguntinha básica seria simples assim: “Se você estava indo para um congresso em Lisboa, por que não pegou um vôo direto do Brasil para Lisboa? Afinal, a diferença de preço não é tão grande assim (cerca de 20 dólares, como se pode ver na tabela ao lado -
http://viagens.americanas.com.br/passagens/passagens-aereas.aspx?gclid=CL6Nz6eq_pECFQFxHgodo0gg4A) e, presume-se, o desembarque em Lisboa – cidade sede dos tais congressos – devesse ser bem mais fácil, pois não?”

Fico me fazendo esta pergunta... e outras: será que as agências de viagem ganham mais quando vendem um bilhete para qualquer lugar da Europa via Espanha? Será que se colocam mais vôos de entrada para aquele continente via Espanha para que os aeroportos espanhóis lucrem mais? Por quê? E os barrados? Como é que esse pessoal vai para os congressos com tão pouco dinheiro?

Mas, foi bom que isso começasse a vir a público dessa maneira meio, digamos, mal esclarecida mesmo, porque já não é de hoje que venho falando que seremos prisioneiros na grande pátria latino-americana. Seremos todos escravos de uma elite cinicamente “democrática” que nos imporá, ainda que pensemos ser algo advindo necessariamente do fenômeno da globalização, onde, como e em que trabalharemos, o que comeremos, o que teremos o direito ou não de saber e por aí vai... Liberdade de ir e de vir? Esquece, vai... Você será um latino-americano e assim será marcado, ainda que seja intelectualmente privilegiado, que tenha olhos azuis e cabelos loiros. Brasileiro? Não. Latino-americano – assim mesmo: por condenação. Ir e vir para fora de suas fronteiras? Isso o farão as elites privilegiadas da nomenklatura da grande pátria. Para você, cidadão comum, sobrará o “seja patriota e viaje por aqui mesmo pelo seu continente, pagando em um milhão de prestações, que já está muito bom e cala essa boca”... E assim será com nossos filhos, com os filhos dos nossos filhos até que cesse a fobia de realidade e a covardia do povo do gigante adormecido.


E-mail: chrisfontell@gmail.com
Imortais Guerreiros - http://www.freewebs.com/imortaisguerreiros/index.htm
A VOZ DOS GUERREIROS - http://imortaisguerreirosnossavoz.blogspot.com/
(Cópia em: http://www.freewebs.com/imortaisguerreiros/reproduoavozdosguerrei.htm)

CRISE AÉREA: http://www.freewebs.com/imortaisguerreiros/crisearea.htm e http://acidentetam2007.blogspot.com/
MEMÓRIA INFOMIX: http://acidentetam2007.blogspot.com/ (Deixe seu recado)

MEMÓRIA MÍDIA SEM MÁSCARA: http://www.freewebs.com/imortaisguerreiros/mdiasemmscara.htm

ADENDO A ESTA MATÉRIA:



CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Um comentário:

Ninja no Mushin! disse...

Olá?Li sobre a questão dos Brasileiros,barrados na Espanha e extraditados!será que a maioria vê tal questão como um Absurdo?no meu caso?jamais!Países de primeiro Mundo,estam tendo é muitos problemas com os Tais de trabalhadores Brasileiros,sabia?o número de crimes e exatamente,igual aos praticados dentro do Brasil?é algo fora de série mesmo.resumindo?Meu povo ainda não está preparado para viver e/ou conviver com extrangeiros,culturas ou até mesmo:Morar fora do Brasil!chegará o momento em que só sairá do Brasil,alguns parlamentares e estes?só para negociarem as mercadorias do Brasil.rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr....ps-Obrigado por esta oportunidae,ok?